O ensaio científico é um texto conceitual que possui a particularidade de ter uma forma específica, composta de partes bem identificadas e componentes estruturais bem evidentes.
No ensaio discorre-se objetivamente sobre um assunto, desenvolvendo ideias que levam ao esclarecimento do leitor e que leva a uma compreensão objetiva da realidade e de pensamentos relacionados ao tema discutido.
Ao escrever um ensaio você está exercitando o seu pensamento com o objetivo de ser convincente ao seu leitor. Através de um ensaio registram-se teorias, faz-se informes, comunicam-se posicionamentos e expressam-se opiniões.
Ao se comparar as formas e processos literários, o ensaio pode ser caracterizado quanto a forma como um texto diferente do romance, crônica, conto e também dos relatórios, cartas e memorandos. O formato do ensaio promove o desenvolvimento coerente e claro do pensamento e a comunicação com o leitor a partir de uma estrutura que garante a uma exposição inteligente de uma sequência de ideias. Quanto aos processos, o ensaio científico é claramente um texto dissertativo.
Prof Vicente Tino